ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

PROMOÇÃO DA SAÚDE

092
CARNEIRO, Ângela Oliveira; GOMES, Nadirlene Pereira. Ações intersetoriais para a promoção da saúde. Divulgação em Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n. 30, p. 88-90, mar. 2004.

Apresenta-se o projeto intersetorial de fomento à Cultura de Paz, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA). O projeto prevê inicialmente a identificação de parceiros e a implantação do Fórum de Construção da Paz, com o objetivo de analisar os indicadores da situação de vida no município e formular um plano intersetorial de prevenção à violência orientado para a promoção da saúde e qualidade de vida. As ações desenvolvidas demonstram novas formas de organização e intervenção, integrando o governo municipal e a sociedade civil.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

093
DOBASHI, Beatriz Figueiredo. Instrumentalizar adequadamente a intervenção na situação de saúde: um dos (muitos) dilemas do gestor municipal de saúde. Divulgação em Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n. 30, p. 26-29, mar. 2004.

Relata-se a necessidade de uma integração entre as instâncias gestoras do SUS no sentido de planificação, programação e avaliação dos sistemas e serviços de saúde. Tal necessidade decorre da definição constitucional de novas responsabilidades e prerrogativas de gestão descentralizada e sob comando único em cada esfera de governo. São identificadas várias dificuldades relacionadas com a ausência de uma ordenação lógica e falta de sincronia de tempos e prazos para a constituição de um processo de planejamento descentralizado, integrado e ascendente. Assim como problemas relacionados com a fragmentação e confiabilidade das informações disponíveis. Considerando este quadro, sugere-se um esquema de compatibilização e integração entre os planos, suas diretrizes e objetivos; uma agenda de prioridades e estratégias; e uma programação anual, com metas, práticas e ações definidas. O propósito precípuo é o de se constituir processos democráticos e participativos de planificação integrada e ascendentes, a programação orientada para as necessidades sociais de saúde e a avaliação consistente e continuada.


Termos e Condições de Uso | Política de Privacidade